campanha-diagnostico-hanseniase-destaque

Campanha contra tracoma, hanseníase e verminose em Itanhaém

Na próxima segunda-feira (21) a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a campanha contra tracoma, hanseníase e verminose. A ação será dirigida a estudantes do ensino fundamental do 1° ao 9° ano da rede pública de ensino e acontecerá na E. M. Walter Arduini, localizada na Avenida Flácides Ferreira, 1.450, Gaivota, nos períodos da manhã e tarde. Os exames são para alunos com atendimentos pré-agendados na escola.

Profissionais da Vigilância Epidemiológica, Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) e Unidade da Saúde da Família (USF) do Gaivota estarão envolvidos, examinando aproximadamente 200 alunos, também com tratamento preventivo para redução de infecção por parasitas (vermes).

HANSENÍASE – Para detectar os casos de hanseníase os estudantes serão examinados por profissional do CINI. Em casos com lesões suspeitas, serão encaminhados para a unidade de referência para confirmação diagnóstica e tratamento.

Dentre os principais sintomas da doença estão: manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo; alteração da sensibilidade ao calor, frio e dor; diminuição da força muscular; nariz entupido e, em alguns casos, com sangramento; feridas; sensação de areia nos olhos; e visão embaçada ou ressecada. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias quando uma pessoa infectada libera o bacilo de hansen (causador da doença) no ar pela tosse, espirro, fala ou bocejo.

TRACOMA – Para o tracoma, os estudantes são submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados e os casos positivos e seus contatos domiciliares são encaminhados para tratamento. Será realizada também acuidade visual. Os alunos que estiverem com acuidade visual diminuída será examinado pelo oftalmologista na própria escola.

Os principais sintomas são: irritação nos olhos, lacrimação, coceira, sensação de areia e intolerância ao sol. Esta doença, causada pela bactéria clamidia tracomatis, é facilmente contagiosa, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches.




One thought on “Campanha contra tracoma, hanseníase e verminose em Itanhaém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com