26/12/2012 - Operação Choque de Ordem no Centro do Rio de Janeiro. Foto de Severino Silva / Ag. O Dia                    CIDADE, OPERAÇÕES,CHOQUES

2015 já é o ano mais quente da história.E vai esquentar mais!

Temperaturas de quase todos os meses deste ano foram as mais altas já registradas

Desde que os primeiros registros de temperatura mundial começaram a ser computados, em 1880, nunca se teve números tão altos quanto os de 2015. Somente os meses de janeiro e abril deste ano não alcançaram o status de mais quentes da história.

Mas o que está motivando esse calorão?

Em primeiro lugar, temos o fenômeno climático El Niño, gerado pelo aquecimento das águas no oceano Pacífico, que faz com que parte desse calor, que estava armazenado em camadas mais profundas do oceano, venha à superfície.

O El Niño ainda não atingiu a sua força máxima prevista, mas já foram constatadas temperaturas mais quentes, por exemplo, na Europa Oriental e no meio-oeste dos Estados Unidos.

O aquecimento global é outro fator que contribui para o clima mais quente de 2015. À medida em que se queimam mais combustíveis fósseis e que mais dióxido de carbono é lançado na atmosfera, também é gerado mais calor na superfície da Terra. Isso também faz com que fenômenos como o El Niño fiquem ainda mais fortes e mais duradouros.

Muitos cientistas acreditam que o El Niño tem um maior efeito em relação à temperatura da Terra nos três meses após atingir seu pico. Portanto, é bem possível que 2016 seja um ano muito quente também.

Fonte: R7.com / Foto: O Dia



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com